sábado, 4 de fevereiro de 2012

Quiche de queijos

Domingo sempre gostamos de comer algo mais leve no almoço, afinal precisamos nos preparar para a nova semana que chega. A quiche não é algo light, mas acompanhada de uma saladinha pode tornar-se  mais leve que uma massa ou um risoto.
A receita não é das mais simples, mas com um pouquinho de esforço você pode sim fazer a sua própria quiche. E o melhor, pode variar o recheio que acordo com o gosto da sua visita, com o que tem na geladeira, com a época do ano, etc.





Ingredientes da massa:
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo;
- 1 colher de café de sal;
- 01 gema de ovo;
- água gelada qn*;
- 90g de manteiga sem sal

Numa batedeira, bater com a raquete (pá), a manteiga e a gema. Misturar o sal e a farinha e peneirá-los na batedeira em movimento até a massa ganhar liga. Caso necessário, acrescente água gelada.
Com um rolo, abra a massa até que ela fique maior que a forma. Numa forma de fundo removível, coloque a massa e ajeite as laterais. Atente-se para não deixar nenhuma falha na massa, pois o recheio é líquido e pode vazar.


Ingredientes do recheio:
- 01 clara;
- 01 ovo;
- 1/2 xícara de leite;
- 1 xícara de creme de leite;
- sal qn*;
- noz moscada qn*
- 100g de muçarela;
- 50g de parmesão ralado;
- 50g de queijo cottage

Bata todos os ingredientes, menos os queijos, num bowl com um fouet até formar um creme liso e homogêneo.

qn = quantidade necessária

Montagem do prato:
Em cima da massa colocar a muçarela e o queijo cottage. Despejar o creme de ovos e leites. Polvilhar o queijo parmesão por cima da quiche. Levar ao forno pré-aquecido em 240ºC por, no mínimo, 1 hora, ou até que o recheio se solidifique e fique com a cobertura dourada. Sirva em seguida, guarde na geladeira por 03 dias ou no freezer por 03 meses.

OBS: a minha forma tem cerca de 20cm de diâmetro.


Mãos à obra!
Tenham um ótimo domingo!
Beijos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário