terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bolachas para o café

Essa semana receberei visitas especiais em casa, e para isso estou me preparando muito bem. A refeição oferecida será no final do dia, um lanche, ou um café para os "mineirinhos". Hoje deixei prontas as bolachinhas que acompanharão o café. A receita foi adaptada do blog da Glau, onde sempre busquei inspiração para as minhas "aventuras" na cozinha.

Ingredientes:
- 350g de farinha de trigo;
- 120g de açúcar (usei cristal);
- 180g de manteiga sem sal (temperatura ambiente);
- 02 colheres de café de fermento químico;
- 01 pitada de sal (recomendo colocar em todos os bolos e bolachas doces);
- 1/2 cálice de licor de cacau;
- 01 colher de sopa de canela em pó;
- essência de baunilha qn*

qn* = quantidade necessária


Numa batedeira com a raquete (pá), bata todos os ingredientes juntos (eu sempre cubro a minha com um pano, porque voa farinha para tudo quanto é lado).


Dessa vez, eu dividi a massa em três partes:
1ª) Enrolei a massa como descrita acima, levei ao forno pré-aquecido em 180ºC por 30 minutos e depois de prontas, passei as bolachas ainda quentes numa mistura de açúcar cristal com canela em pó. Mas caso você não queira, pode deixar sem. Acho que dá um sabor a mais.


Mistura de açúcar cristal e canela. 


2ª) Misturei 01 colher de sopa de cacau em pó na massa base, deixando partes mais brancas e partes mais escuras, parecendo um marmorizado. Enrolei as bolachas e levei-as ao forno da mesma forma que a receita anterior. Quando elas esfriaram, polvilhei mais um pouco de cacau em pó peneirado.

Antes de assar.

Depois de assadas e polvilhadas com chocolate.


3ª) Além do cacau, adicionei 02 colheres de sopa de aveia à massa, enrolei as bolinhas e assei-as da mesma forma.




Adorei todas, mas a de canela chamou mais a minha atenção!
E você, vai preferir qual?

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário