terça-feira, 15 de maio de 2012

Eba! O frio chegou...

... e com ele todas as comidas mais gostosas do mundo!
É preciso tomar cuidado, pois normalmente elas são mais gordurosas para nos manter aquecidos. Podemos variar as combinações tentando obter pratos mais leves e saudáveis.
A receita desse post pode ser feita com ingredientes mais leves, mas nesse dia fiz a receita com quase tudo o que ela tem direito, pois era uma sexta-feira, e como já disse antes, final de semana pode, hehe.

CREME DE MANDIOQUINHA COM ALHO-PORÓ



Ingredientes:
- 03 xícaras de mandioquinha bem cozida somente na água;
- 1/2 xícara de creme de leite fresco;
- 01 talo de alho-poró;
- sal qn*;
- água qn*;
- azeite qn*;
- queijo parmesão qn*

Lave o alho-poró e descarte a parte verde. Corte a parte branca em rodelas bem finas e refogue-as numa panele com azeite quente até dourar bem. Amasse a mandioquinha com um garfo (eu gosto de pedacinhos no meu creme, mas caso você prefira um creme liso, bata-a no liquidificador ou processador), e leve-a com um pouco de água ao fogo para desmanchar e formar um creme. Quando formar um purê mais líquido, acrescente o creme de leite e mexa bem, não deixe a mistura ferver. Corrija o sal, sirva-o em panelinhas individuais como entradinha ou como prato principal, como foi o meu caso. Coloque as rodelas de alho-poró no centro (sem sal mesmo, pois elas vão se misturar ao creme) e polvilhe o entorno com parmesão ralado.

OBS: caso goste de noz-moscada, coloque uma pitada generosa antes de adicionar o creme de leite.

qn* = quantidade necessária

Boa semana a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário