terça-feira, 14 de agosto de 2012

MULTIFUNÇÃO


Essa massa é de pão de leite, mas é possível fazer várias gostosuras com ela: pão recheado, enroladinho, rosca...... Basta usar a criatividade.

Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo;
- 01 tablete de fermento biológico fresco;
- 40g de açúcar;
- 10g de sal;
- 200ml de leite (eu uso desnatado);
- 50g de manteiga em ponto de pomada;
- 100g de ovos;
- egg wash* para dourar o pão

Misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Sobre uma bancada, faça um vulcão com a mistura e coloque os ovos e o leite no centro. Misture os ingredientes secos aos líquidos com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Acrescente a manteiga e sove muito bem, até que ela incorpore toda à massa. Caso fique muito “grudenta”, polvilhe um pouco de farinha. Forme uma “bola” com a massa e coloque-a num recipiente coberto por filme plástico (dessa vez eu só enrolei no filme plástico), em um local aquecido (eu esquento o forno em 180°C por 5 minutos e desligo na hora de colocar o pão). Aguarde 30 minutos para que a massa passe pela 1ª fermentação e cresça.


Retire a massa do recipiente e forme-a conforme o seu desejo. Caso vá cortá-la em pedaços pequenos, recheá-la, fazer enroladinhos, esse é o momento adequado. Depois de tudo pronto, cubra-a com um pano de prato e aguarde mais 30 minutos para a segunda fermentação. A massa ainda irá crescer.
Pincele o egg wash sobre cada massa que foi cortada e leve a fôrma ao forno pré-aquecido em 220°C até que fiquem douradas e completamente assadas. No caso do formato de pão, demora cerca de 15 a 20 minutos, dependendo do seu forno.
Retire a fôrma do forno, espere esfriar um pouco só para não se queimar e pode ATACAR!!!! Pois não é nada mal comer um pãozinho fresco e quentinho com uma manteiga ou um queijinho derretendo.



Essa receita rende 2 pães grandes. Caso você não consiga comer ambos em até 5 dias, congele o segundo. Basta envolvê-lo em um saquinho próprio para ir ao freezer. Retire-o do mesmo um dia antes de consumi-lo para que descongele bem e mantenha a sua textura fofíssima.

*egg wash = mistura de ovo inteiro (clara e gema) com um pouco de água para tirar a viscosidade.

3 comentários:

  1. Luciana Valleta16/08/2012, 12:33

    Norminha, entrei no seu blog só pra ver a receita desse pão de leite ( toda vez que vc posta fotos, minha boca enche d'água). Vou tentar fazer esse fds e depois te conto como ficou! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Ola Norma, quantos gramas tem num tablete de fermento biológico? 15g?
    Obrigada,
    Letícia

    ResponderExcluir
  3. Olá, Letícia!

    Sim, 15g. Eu costumo comprar da Itaquara, que vem com 4 tabletes de 15g.

    Obrigada!

    ResponderExcluir