terça-feira, 10 de abril de 2012

ROCAMBOLE PRÁ ADOCICAR A SEMANA

Tá bom, eu sei que todos comeram muito no feriado, e que não é uma receita nada apropriada para uma terça-feira.........mas esse é o jeito que arranjei de ver e falar sobre coisas gostosas que gostaria de estar devorando nesse exato momento! Na sexta-feira fiz um rocambole de ganache e nozes prá presentear um casal da família de quem gostamos muito. Recebi vários elogios, o principal foi: "Nossa, ele ficou leve, não é muito doce!". Se eu não conhecesse bem a pessoa que disse isso, não receberia como elogio, porque doce prá mim, tem que ser beeeem doce. Esse rocambole foi feito para agradar a gregos e troianos, porque quem não gosta de muito açúcar se contenta com um pedaço, e quem gosta de açúcar em excesso como eu, pode comê-lo com uma bola de sorvete de baunilha ou creme.

Ingredientes do pão-de-ló:
- 05 ovos;
- 05 colheres de sopa de açúcar;
- 05 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada;
- 01 colher de sobremesa de fermento químico;
- essência de baunilha qn* (opcional)

Na batedeira, bata os ovos, o açúcar e a baunilha em velocidade máxima. Quando a massa dobrar (ou triplicar) de volume (cerca de 10 minutos), acrescente a farinha previamente misturada ao fermento, mexendo levemente até incorporá-los à massa. Despeje em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve-a ao forno pré-aquecido em 180°C. No meu forno demorou muuuito, mas pode ser que o seu seja mais apressadinho. Verifique com o palito para garantir.
Quando tirá-lo do forno, espere-o esfriar e desenforme a massa sobre um filme plástico esticado em alguma superfície reta (onde você enrolará o rocambole).


qn* = quantidade necessária

Ingredientes do recheio e cobertura (ganache):
- 01 caixinha de creme de leite (assumo que não usei o fresco, que é sempre melhor!);
- 180g de chocolate ao leite ou meio-amargo;
- 3 colheres de sopa de licor;
- 100g de nozes quebradas em pedaços pequenos (reserve umas 3 ou 4 inteiras para decorar)

Derreta o chocolate em banho-maria (cuidado para não queimá-lo, respeite 45°C para ao leite e branco e 50°C para meio-amargo). Quando ele estiver totalmente derretido, tire-o do fogo e acrescente o creme de leite e o licor, misturando até o creme encorpar.


Montagem:
Derrame um pouco mais da metade da ganache sobre o pão-de-ló e espalhe-a bem, principalmente nas pontas. Jogue as nozes por cima, deixando-as bem distribuídas. Enrole o rocambole no sentido do maior comprimento, deixando-o bem apertadinho para ele não abrir. Quando ele já estiver no formato final, derrame o restante da ganache por cima, cobrindo todo o pão-de-ló e decore com as nozes inteiras.

Esse foi embrulhado para presente!


Conserve-o na geladeira tampado para não ressecar.

Beijos e boa semana!!!

2 comentários: