terça-feira, 12 de junho de 2012

Risoto = camarões + tomates + abobrinhas

Olá!
Essa semana foi de bastante tempo na cozinha: quiches, fudges, molhos.... mas teve uma receita especial: risoto com as amigas!
Tem desculpa melhor prá encontrar as amigas do que um jantarzinho no sábado a noite? O nosso foi assim: agradabilíssimo, delicioso e muito requintado! Regado a bastante conversas, risadas, vinhos e camarões, hehehehehe.

Ingredientes (para 10 pessoas):
- 01 cebola picada;
- 02 dentes de alho picados;
- azeite qn*;
- 01 pimenta calabresa picada;
- 1kg de camarões frescos com a casaca (o tamanho depende do seu bol$o);
- água qn*;
- sal qn*;
- 100ml de cachaça;
- 02 abobrinhas italianas raladas;
- 03 tomates maduros;
- 4 xicaras de chá de arroz arbóreo ou carnaroli;
- 01 salsão;
- 01 alho-poró (somente a parte branca);
- 01 cenoura;
- 01 cebola cortada ao meio;
- 04 folhas de louro;
- 03 dentes de cravos

Antes de tudo, descasque e lave os camarões. Deixe-os marinando na mistura da cachaça com 01 dente de alho picado por 2 horas, dentro da geladeira, num recipiente tampado. Coloque as cascas numa panela com cerca de 1 litro de água e leve-as ao fogo bem baixo (simmering) juntamente com as duas metades da cebola e os cravos espetados nas mesmas, as folhas de louro, o alho-poró, o salsão e a cenoura picados grosseiramente. Deixe a panela destampada e a mistura no fogo por cerca de 1 hora e meia. Depois coe o fundo e reserve-o para o risoto.
Tire os camarões da geladeira e saltei-os numa frigideira com azeite. Reserve-os.
Numa panela grande, aqueça o azeite e frite a cebola até dourar. Acrescente o alho, a pimenta e refogue-os um pouco. Acrescente o arroz (sem lavar!) e refogue-o também. Aos poucos vá adicionando o fundo preparado anteriormente (deve-se mantê-lo aquecido para não atrasar o cozimento do arroz). Adicione um pouco de sal nessa etapa. Mexa o arroz sempre, pois isso aliado à adição constante de caldo deixará o prato cremoso. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente as abobrinhas, os tomates e continue mexendo até o arroz atingir o ponto correto. Corrija o sal e junte os camarões salteados anteriormente, misturando-os bem ao arroz. Sirva logo em seguida.

qn* = quantidade necessária


DICA: frutos do mar não devem ser acompanhados por queijo. Portanto, não polvilhe parmesão no prato. Mas também não faça cara feia se o seu convidado lhe pedir por ele!

Sorry, mas as fotos do prato foram feitas junto com as suas cozinheiras, por isso esse post está só em texto.

Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário