Ingredientes:
- 300g de abóbora cabotiá;
- 300g de carne magra moída;
- 100g de muçarela (light de preferência);
- sal qn*;
- 01 dente de alho;
- 1/2 cebola;
- pimenta do reino qn*;
- cebolinha qn*;
- queijo parmesão light para polvilhar;
- azeite qn*;
- água qn*;
- noz moscada qn*
Caso você compre a abóbora com casca, leve-a ao forno em fogo médio até ela amolecer para facilitar a sua retirada. Pique-a em cubos de 5x5cm e leve-os à uma panela com um fio de azeite bem quente. Refogue-os um pouco e acrescente água até cobrí-los, tampe a panela e deixe cozinhar por completo. Quando eles já estiverem quase "pastosos", isto é, bem molinhos, retira a tampa e deixe a água secar. Corrija o sal, acrecente uma pitada de noz moscada e misture bem até virarem um purê.
Enquanto isso, numa panela quente, coloque o azeite e a cebola picada em cubinhos pequenos (ou passada no processador). Quando ela já estiver dourada, acrescente o alho e deixe dourar. Adicione a carne moída e refogue-a. Mexa-a bem só até desfazer os grumos. Caso você mexa muito, ela soltará água. Quando ela estiver bem sequinha, corrija o sal e coloque pimenta do reino moída na hora à gosto. Jogue um pouco de cebolinha cortada em anéis bem finos, desligue o fogo e reserve.
Montagem:
Distribua a carne moída na travessa, em seguida, faça uma camada com a muçarela (eu usei sticks de muçarela cortados em rodelas, mas pode-se usar muçarela em folhas). Por cima de tudo, espalhe o "purê" de cabotiá e polvilhe o queijo parmesão. Caso você a faça um dia antes de servir (como eu), conserve-a na geladeira coberta com filme plástico. Antes de servir, retire-o e leve ao forno para gratinar por cerca de 25 minutos em fogo médio.
qn* = quantidade necessária
Vocês vão amar! É uma receita fácil, prática, saudável e de baixo custo.
Um beijo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário