Olá!
Essa semana foi de bastante tempo na cozinha: quiches, fudges, molhos.... mas teve uma receita especial: risoto com as amigas!
Tem desculpa melhor prá encontrar as amigas do que um jantarzinho no sábado a noite? O nosso foi assim: agradabilíssimo, delicioso e muito requintado! Regado a bastante conversas, risadas, vinhos e camarões, hehehehehe.
Ingredientes (para 10 pessoas):
- 01 cebola picada;
- 02 dentes de alho picados;
- azeite qn*;
- 01 pimenta calabresa picada;
- 1kg de camarões frescos com a casaca (o tamanho depende do seu bol$o);
- água qn*;
- sal qn*;
- 100ml de cachaça;
- 02 abobrinhas italianas raladas;
- 03 tomates maduros;
- 4 xicaras de chá de arroz arbóreo ou carnaroli;
- 01 salsão;
- 01 alho-poró (somente a parte branca);
- 01 cenoura;
- 01 cebola cortada ao meio;
- 04 folhas de louro;
- 03 dentes de cravos
Antes de tudo, descasque e lave os camarões. Deixe-os marinando na mistura da cachaça com 01 dente de alho picado por 2 horas, dentro da geladeira, num recipiente tampado. Coloque as cascas numa panela com cerca de 1 litro de água e leve-as ao fogo bem baixo (
simmering) juntamente com as duas metades da cebola e os cravos espetados nas mesmas, as folhas de louro, o alho-poró, o salsão e a cenoura picados grosseiramente. Deixe a panela destampada e a mistura no fogo por cerca de 1 hora e meia. Depois coe o fundo e reserve-o para o risoto.
Tire os camarões da geladeira e saltei-os numa frigideira com azeite. Reserve-os.
Numa panela grande, aqueça o azeite e frite a cebola até dourar. Acrescente o alho, a pimenta e refogue-os um pouco. Acrescente o arroz (sem lavar!) e refogue-o também. Aos poucos vá adicionando o fundo preparado anteriormente (deve-se mantê-lo aquecido para não atrasar o cozimento do arroz). Adicione um pouco de sal nessa etapa. Mexa o arroz sempre, pois isso aliado à adição constante de caldo deixará o prato cremoso. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente as abobrinhas, os tomates e continue mexendo até o arroz atingir o ponto correto. Corrija o sal e junte os camarões salteados anteriormente, misturando-os bem ao arroz. Sirva logo em seguida.
qn* = quantidade necessária
DICA: frutos do mar não devem ser acompanhados por queijo. Portanto, não polvilhe parmesão no prato. Mas também não faça cara feia se o seu convidado lhe pedir por ele!
Sorry, mas as fotos do prato foram feitas junto com as suas cozinheiras, por isso esse post está só em texto.
Boa semana!